h1

Beleza brasileira

22/02/2011

Lembro a primeira vez que assisti ao filme Beleza Americana. Foi na escola, na aula de Psicologia, no 2º ano do ensino médio, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, em 2001. Achei o filme louco e, especialmente o filminho da sacola plástica voando, absolutamente irracional.

Mas o tempo passa, as coisas mudam e hoje eu consigo apreciar o filme, vendo-o com outros olhos, os olhos de 10 anos depois, encontrando entrelinhas e entendendo críticas. Ou pelo menos acho que entendo, acho que encontro. Talvez encontre a mim mesma e não a nada que alguém quis dizer.

Foram esses mesmos outros olhos que flagraram uma cena inusitada. Andava eu pela praia da Ferradura, em Búzios, com uma câmera na mão, procurando um momento para eternizar, quando encontrei a própria eternidade. Tudo vai e vem, tudo nasce e morre num movimento ininterrupto e nem um pouco constante. Foi isso que aquele côco me disse. Veja o vídeo.

2 comentários

  1. Um dos melhores filmes que os norteamericanos produziram foi esse. Gostei desde a primeira vez que vi e lembro dela também. Depois vou usar este vídeo no meu blog tb, um dia, e divulgarei o texto lá. Beijão. Te amo.


  2. Odeio quando não atinjo, segundo meus professores, o principal objetivo da leitura de entender a mensagem de forma plena, associando as intertextualidades. Ou seja, não vi o filme ):
    Mas sobre o último parágrafo, bato palma para você Manu. Que vídeo… amei. Me acalmou.
    Beijão.



Deixe um comentário

